Abertura Vivência Lixo ao Luxo

Postado dia 17/09/2022
Notícias

Abertura Vivência Lixo ao Luxo

Com música do Dorivã, distribuição de mudas de árvores frutíferas, apresentação de vivência de catador de lixo e roda de conversa sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a segunda edição do projeto Vivência do Lixo ao Luxo, do Instituto Brasil Sustentável (IBS), foi aberta na noite de sexta -feira, 16.

 

A proposta foi de reunir interesses em comum e debater pautas como preservação do meio ambiente, reciclagem, coleta seletiva e boas práticas na sustentabilidade. Estiveram presentes oficineiros do projeto, professores, estudantes, artistas e comunidade em geral. "Foi um encontro leve e maravilhoso. Valeu a pena ter saído de Gurupi só para participar do projeto. Já estou cheia de ideias para aplicar e repassar na minha cidade. Ansiosa agora pelos aprendizados que ainda vou adquirir no restante da programação", disse a artesã, conselheira de políticas culturais do Tocantins e presidente da Associação dos Artesãos de Gurupi, Maria do Socorro de Sousa Barros.

 

Na roda de conversa sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, uma parceria com a Faculdade Católica do Tocantins, a professora e engenheira ambiental, Danielle Soares Magalhães Ohofugi, doutora em Tecnologia Ambiental, abordou sobre a urgente necessidade de apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima. O debate foi complementado pela engenheira de alimentos Ila Raquel Mello, doutora em Biodiversidade e Biotecnologia.

 

De acordo com a presidente do Instituto Brasil Sustentável (IBS), Lucivânia Brito, "não conseguimos mudar o mundo, mas se cada um puder incentivar a mudança no seu cantinho, no seu pedaço de mundo, conseguiremos fazer muita diferença", por isso a importância de reunir num só espaço diferentes segmentos da sociedade.

 

Oficinas

Neste sábado e domingo, 17 e 18, o projeto recebe oficinas práticas de gastronomia e reaproveitamento de alimentos, artesanato e cultura. Haverá o cozinha-show Talos e Casas com a chef de cozinha Ruth Almeida, oficina de modelagem em argila com o Pote de Ouro; de trançado e cestaria com a artesã Tereza Alves da empresa Babaçu Artes e a ONG Canto das Artes oferecerá oficina de produção de brinquedos com material de reciclagem e exibição de vídeos educativos sobre consciência ambiental e ecológica. Algumas atividades já estão com inscrições esgotadas, porém, a programação completa pode ser conferida nas redes sociais do @institutobrasilsustentavel.

 

Projeto

O projeto  é patrocinado pelo Banco da Amazônia e conta com apoio da Fundação Municipal de Meio Ambiente, do Grupo  Jorima e da Faculdade Católica do Tocantins. Foi selecionado na categoria Ambiental, do edital de Patrocínio Cultural Banco da Amazônia 2021, que é destinado a beneficiar projetos que estejam alinhados às políticas públicas, tenham compromisso com o desenvolvimento e a sustentabilidade econômica, social e ambiental, priorizem a difusão da cultura regional e ocorram em parceria com os diversos atores sociais dos Estados amazônicos onde o Banco atua.

 

A direção-geral é da empresária Lucivânia Brito, idealização e produção executiva da jornalista Cinthia Abreu, assistência de produção e prestação de contas de Marinez Santana. Também integram a equipe do projeto a jornalista Shelsea Lima na assessoria de imprensa, Carla Galvão no design gráfico, Tharson Lopes na fotografia e Elton Abreu e Thais Souza na gravação e edição de vídeos.

 

Instituto

O Instituto Brasil Sustentável (IBS) é uma entidade sem fins lucrativos, com várias vertentes sociais, ambientais e culturais. A Instituição tem como objetivo “promover o Empreendedorismo Social e Sustentável à Promoção do ser Humano” e nasceu do desejo de uma corrente do bem, em incentivar e executar  práticas inovadoras, capazes de inspirar pessoas com o foco na promoção e desenvolvimento do ser humano.

 

Crédito das fotos (anexas): Tharson Lopes 

Comentarios

ODS Cantodasartes IBS Lixo ao luxo Taquaruçu vivências rádio canto fm lixo criativo