Exposição fotográfica “Arcos do Palácio” mostra Palmas pelas lentes de pai e filho

Postado dia 31/05/2021
Notícias

Exposição fotográfica “Arcos do Palácio” mostra Palmas pelas lentes de pai e filho

Exposição fotográfica “Arcos do Palácio” mostra Palmas pelas lentes de pai e filho

Aberta ao público, exposição pode ser conferida até o dia 6 de junho

 

Rever a cidade de Palmas do começo e contemplar sua evolução pelas lentes de Edson Lopes (in memorian), fotógrafo pioneiro da Capital, e seu filho, também fotógrafo, Tharson Lopes, é uma ótima pedida para os amantes da fotografia e das artes. Quem estiver passando pela Praça dos Girassóis pode conferir nos arcos do Palácio Araguaia, na ala norte, um acervo de 32 fotos que fazem parte da Mostra Fotográfica intitulada Arcos do Palácio. A exposição física começou no dia 28 de maio e segue até o dia 6 de junho.

O fotógrafo Tharson Lopes afirma que, além de homenagear Palmas pelos seus 32 anos, a Mostra é também uma homenagem ao seu pai Edson Lopes, falecido em 2010, que foi um dos fotógrafos pioneiros da Capital. “Lançamos essa Mostra no dia 20 de maio, de forma virtual, e trouxemos essa exposição física para o Palácio Araguaia para que todos possam vir e conferir de perto esse material que é fruto de dois olhares distintos, o meu e o do meu pai, que se completam e retratam a construção dos arcos do Palácio Araguaia em contraposição às fotos recentes”, destaca Tharson Lopes, fundador e idealizador do Canto das Artes em Taquaruçu.

A Mostra faz parte do projeto Canto das Artes: Nas ondas do rádio à cultura do audiovisual, que foi contemplado no final do ano passado com recursos do edital Prêmio Aldir Blanc Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e com apoio do Governo Federal via Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura.

Além da Mostra, o projeto levará ao público, ao longo de 2021, diversas atividades como shows, apresentações culturais em datas comemorativas, exposições de arte e fotografia, memória e cultura, oficinas e capacitações, dentre outras. 

“Em tempos de pandemia, é de extrema importância desarquivar projetos e levar entretenimento às pessoas. Poder proporcionar momentos como esse, mostrando como era Palmas linkando com fotos atuais, é gratificante. E já estamos preparando uma Mostra ainda maior para o aniversário do Tocantins. Temos um acervo grande de fotos que será digitalizado e vamos expor na ala sul do Palácio”, adianta Tharson Lopes.

Todas as informações podem ser acompanhadas nas redes sociais do Canto das Artes e nos sítios www.cantodasartes.org.br e www.canto87fm.com.br

Perfis

Edson Lopes é natural da cidade de Tocantins, em Minas Gerais, e foi pioneiro no Estado do Tocantins. Foi o primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura de Palmas, tendo registrado com suas lentes momentos memoráveis da implantação e crescimento da nova capital. Dono de um olhar sensível e apurado, suas imagens materializaram um grande acervo histórico do qual não se registra outra vez. Os que tiveram o privilégio de trabalhar e conviver com Edson Lopes entendem o que ele representa para o patrimônio imaterial de Palmas e do Tocantins. Edson faleceu em abril de 2010.

Tharson Lopes é músico autodidata, produtor cultural e idealizador do Projeto Canto das Artes em Taquaruçu. Também é fotógrafo, com formação técnica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (Faculdade de Cinema e Belas Artes) e no curso superior Tecnológico de Fotografia Ceulp/Ulbra-TO. Atuou como repórter fotográfico nos jornais Folha Popular e Jornal do Tocantins. Tem trabalhos publicados em revistas, campanhas publicitárias, documentários e fotos publicadas nos livros Tocantins – Arte e Cultura - 2000 e Tocantins Patrimônio Natural, Histórico e Cultural - 2008. Foi selecionado para a mostra coletiva de fotografia Imagens do Tocantins, exposta em Paris (França) durante o Ano do Brasil na França em agosto de 2005, com publicações no catálogo oficial e cobertura fotográfica da participação do Estado do Tocantins durante o evento. Foi o primeiro fotógrafo da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins e, hoje, atua como fotógrafo da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).

Ficha técnica: 

Mostra Fotográfica Arcos do Palácio – fotos de Edson Lopes (in memorian) e Tharson Lopes

Data: sexta-feira, 28 de maio, a 6 de junho

Formato: Mostra fotográfica/exposição com 32 fotos tamanho 40x60cm pb e coloridas

Onde: Arcos do Palácio Araguaia (ala norte) e no Youtube Canto das Artes Taquaruçu de forma virtual

por Vania Machado/Governo do Tocantins

Comentarios

arcos do palácio canto das artes: NAs ondas do rádio à cultura do audiovisual mostra fotográfica fotos de palmas 32 anos palmas mostra virtual mostra física rádio canto fm fotografia memória