Exposição “Palmas Tocantins” resgata registros da Capital do acervo fotográfico de Edson Lopes

Postado dia 06/10/2021
Notícias

Exposição “Palmas Tocantins” resgata registros da Capital do acervo fotográfico de Edson Lopes

Exposição “Palmas Tocantins” resgata registros da Capital do acervo fotográfico de Edson Lopes

As fotografias são resultados da digitalização de fotos feitas em película preto e branco


Fotografias que contam a história da Capital Palmas entre os anos de 1989 e 1994, feitas pelo primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura de Palmas, Edson Lopes, estarão em exposição no salão de exposição do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, a partir da próxima segunda-feira, dia 11. A entrada é gratuita.

Edson Lopes (in memorian) acompanhou, ao longo de vinte anos, a construção da cidade de Palmas, desde o lançamento da pedra fundamental em 1989 até o ano de 2010. Capturou ao longo desse período, o cerrado dando lugar a avenidas, o vai e vem das máquinas e das pessoas que chegavam de todos os cantos do país em busca de uma nova vida. O acervo do fotógrafo conta com aproximadamente 15 mil fotos, feitas em película preto e branco.

A exposição faz parte do projeto “Registro documental da Câmera de Edson Lopes – fotógrafo pioneiro de Palmas” que tem como objetivo a aquisição de equipamentos necessários para a digitalização de parte do acervo do fotógrafo. Nesta primeira fase do projeto já foram digitalizadas 3000 imagens, das quais 50 fotografias resultaram na exposição, Palmas Tocantins - Registro Documental da Câmera de Edson Lopes.

Realizada pela Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente - Taquaruçu, Canto das Artes, a exposição é um presente pelos 33 anos de criação do Tocantins, celebrados no último dia 5 de outubro,  e permite um resgate da memória do Estado.

“O Tocantins ganha um presente que permite um resgate da memória, permite infinitos olhares para gerações futuras e contribui  para a discussão acerca da imagem que os habitantes têm da cidade, que ainda se encontra em processo de construção. A exposição possibilitará também, o contato das pessoas ao conteúdo documental que corria risco de se perder com a ação do tempo. O objetivo do projeto é digitalizar parte do acervo do fotógrafo Edson Lopes e preservar essa memória tão importante para nossa cultura.”, destaca Tharson Lopes, fotógrafo e fundador do Canto das Artes.


Sobre Edson Lopes


Natural da cidade de Tocantins, em Minas Gerais, Edson Lopes foi pioneiro no Estado do Tocantins sendo o primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura de Palmas. Dono de um olhar sensível e apurado, suas imagens materializaram um grande acervo histórico do qual com registros de momentos memoráveis do crescimento da nova Capital. Edson Lopes faleceu em abril de 2010, aos 66 anos.

Projeto

O projeto ‘Registro documental da câmera de Edson Lopes - Fotógrafo pioneiro de Palmas’, foi contemplado no edital emergencial do Tocantins – Patrimônio cultural material e imaterial, através da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa – ADETUC, Governo do Tocantins, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura, Governo Federal.


Serviço:

O quê: Exposição fotográfica Palmas Tocantins - Registro Documental da Câmera de Edson Lopes

Quando: 11 a 31 de outubro

Onde: Salão de Exposição do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

Contato: (63)99237-2057 – Tharson Lopes

Comentarios

exposição fotográfica Edson Lopes. Canto das Artes Registro documental da camera de Edson Lopes Lei aldir blanc Palmas tocantins #destinotaquarucu