Projeto Nas ondas do rádio à cultura do audiovisual do canto das Artes em Taquaruçu encerra neste sábado 18, com o evento Natal feliz e encerramento das atividades.

Postado dia 15/12/2021
Notícias

Projeto Nas ondas do rádio à cultura do audiovisual do canto das Artes em Taquaruçu encerra neste sábado 18, com o evento Natal feliz e encerramento das atividades.

Projeto Nas ondas do rádio à cultura do audiovisual do canto das Artes em Taquaruçu encerra neste sábado com o evento Natal feliz e encerramento das atividades.

 

Neste sábado, 18, a partir das 16 horas, a Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente – Taquaruçu, o Canto das Artes, com apoio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), realiza o evento Natal feliz e encerramento das atividades do Projeto “Canto das Artes: Nas Ondas do Rádio à Cultura do Audiovisual”. Projeto que, ao longo de todo ano de 2021, foi responsável por levar aos moradores locais e para o público tocantinense a oferta de diversas atividades, como shows, apresentações culturais em datas comemorativas, exposições de arte e fotografia, resgate da memória, oficinas artísticas e culturais além de capacitações, eventos e práticas que deram continuidade às ações que já aconteciam no espaço, e que, com a pandemia do COVID 19, foram interrompidas de forma drástica e urgente.

O projeto foi idealizado de forma adaptada e respeitando as orientações sanitárias oficiais. Possibilitou a aquisição de equipamentos, contratação de artistas, oficineiros, monitores, desenvolveu potencialidades entre os participantes, podendo ampliar os canais de comunicação e formação de plateia, fortalecendo a cadeia de produção e disponibilidade de conteúdo, cumprindo com sucesso os objetivos propostos.

As atividades iniciaram em fevereiro no formato audiovisual, que foi transversal durante todo o projeto, com captação de imagem e som, edição, locução, gravações, transmissões em plataformas digitais e redes sociais, mostrando ser possível sim, realizar ações para o público através da reinvenção e adaptação nesse contexto tão difícil, onde para aproximar as pessoas foi necessário aprender, criar estratégias, reinventar se. E com o desenvolvimento do Projeto isso foi possível, onde os eventos e oficinas realizadas foram gravadas, compartilhadas, gerando a participação do público através da Rádio Comunitária Canto FM e das redes sociais, e estão agora acessíveis no canal do youtube, podendo alcançar não só a comunidade, mas também várias partes do mundo inteiro.

 

Com o avanço dos cuidados e maior flexibilização nas regras sanitárias a equipe conseguiu adaptar se durante todo o desenvolvimento do projeto, continuando a realização das atividades de forma presencial, e claro, com número limitado de frequentadores e devidos cuidados, expandindo e possibilitando alcançar mais resultados do que o proposto inicialmente, e ainda assim, preparando a Instituição para ter a capacidade de manter as estratégias audiovisuais para atividades futuras.

 

Foram realizados os eventos culturais mais tradicionais do Canto das Artes, como o Canto Carnaval, Semana dos Povos Indígenas, Aniversário de Palmas com exposição fotográfica, Arraiá do Canto, Lua Cheia na Serra com seis edições, evento Degustasom e oficinas de percussão, reciclagem, produção de conteúdo, gastronomia tradicional, dança e coreografia, figurino e ornamentação que serão demonstrados neste sábado na sede da Instituição, em Taquaruçu.

O evento contará com o acolhimento dos convidados (restrito às famílias, equipe, participantes e convidados), com as projeções das atividades realizadas e lançamento dos episódios da série Janela das artes, resultado das oficinas de produção de conteúdo e das atividades propostas e desenvolvidas durante o ano. Haverá também apresentação e performance artística circense com artista local ``Gerom o palhaço equilibrista´´, roda de percussão Batucanto, com ritmos aprendidos durante as oficinas e apresentação do Corpo de Balé Infantil do Canto das Artes, resultado das oficinas de dança e coreografia com cenário decorativo resultado das oficinas de reciclagem e o encerramento com um lanche para os convidados, baseados nas receitas aprendidas durante as oficinas de gastronomia tradicional.

 

 Lei Aldir Blanc Tocantins

O projeto “Canto das Artes: Nas ondas do rádio à cultura do audiovisual”, foi contemplado ao final do ano passado com recursos da Lei Aldir Blanc Tocantins, através de um edital de financiamento junto a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Governo do Tocantins, com apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Ao longo de todo ano de 2021, o Canto das Artes foi responsável por levar para o público tocantinense a oferta de diversas atividades, como shows, apresentações culturais em datas comemorativas, exposições de arte e fotografia, memória e cultura, oficinas, capacitações e muito mais. Todas as informações estão disponíveis e podem ser acompanhadas nas plataformas digitais e redes sociais do Canto das Artes.

Canto das Artes

O Canto das Artes iniciou suas atividades em 6 de março de 2004, numa iniciativa que nasceu informalmente entre amigos e frequentadores do distrito de Taquaruçu. Em 2007, ocorreu de forma efetiva a criação da Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente – Taquaruçu.

Após o percurso de 17 anos de atividades, o Canto das Artes é hoje uma referência em atividades relacionadas com arte, cultura e meio ambiente para toda a região de Palmas e do Tocantins.

Redes Sociais do Canto das Artes
https://www.instagram.com/cantodasartes.orgto/
https://www.facebook.com/cantodasartes.org
https://www.youtube.com/c/CantodasArtesTaquaruçu
www.cantodasartes.org.br
www.canto87fm.com.br
 

Comentarios

#leialdirblanctocantins #destinotaquarucu cantodasartes ponto de cultura radiocantofm nasondasdoradioaculturadoaudiovisual #adetucto