Arte, Cultura e Meio Ambiente

Dante, o pequeno físico de 13 anos, vem sendo destaque no quadro Pequenos Gênios do programa Domingão com Huck da rede globo. Ele é o único estudante da região Norte neste ano no programa.

Nascido em Palmas, hoje o jovem estudante mora em Manaus, Amazonas. A região Norte está bem representada, pois Dante já está na semifinal do Pequenos Gênios.

Além do destaque nas provas do programa, Dante encantou o público pelo seu conhecimento avançado em física. Dante frequenta universidades desde os 11 anos. Participando de diversos projetos na área de física, astronomia, química e filosofia. No momento, ele segue para a semifinal do Programa com seu time “Iluminados”. As novidades podem ser acompanhadas no Instagram @nortedafisica e @domingao.

Desde pequeno, Dante demonstrou uma curiosidade incomum. Aos 6 anos, sua brincadeira favorita era “correr na gravidade dos planetas”; e, aos 7, já fazia pesquisas aprofundadas sobre os elementos que compõem cada planeta do sistema solar. Com 8 anos, estudava genética de animais com alta longevidade, buscando compreender como esse conhecimento poderia ajudar a humanidade a viver mais.

Foi aos 11 anos, após recomendação da professora Steliane, que a família decidiu submetê-lo a um teste de habilidades. O resultado confirmou o que já era perceptível: Dante possui altas habilidades intelectuais e um raciocínio lógico acima da média.

Grupos de estudo e pesquisa

Hoje, Dante é membro do MENSA Brasil, associação internacional para pessoas com alto QI, e segue aprofundando seu conhecimento em diversas frentes. Participou de um grupo de pesquisa em Computação Quântica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde mergulhou nas equações matemáticas que tanto ama. Também foi convidado a integrar o curso avançado do Grupo de Estudos de Astronomia (GEA), no planetário da mesma universidade, onde se destacou mesmo com a pouca idade.

Na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), participa do programa de extensão Escola Humanizada, com aulas de filosofia, astronomia, física, biologia e teatro. Também realiza projetos científicos como o “Menos um Plástico!”, realizando pesquisas voltadas à sustentabilidade no Laboratório de Química HUB. Além disso, participa de atividades extensionistas do curso de graduação em Meteorologia da mesma universidade e é orientado em Astrofísica por um professor da Universidade Federal de Sergipe, com quem estuda os maiores teóricos da física moderna.

Fotos: @WCNOCLICK/@DOMINGAO

CATEGORIES:

Uncategorized

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Nenhum comentário para mostrar.