Arte, Cultura e Meio Ambiente

Atualmente no ar como uma das mocinhas mais emblemáticas da teledramaturgia nacional, Raquel Acioly, de Vale Tudo, a atriz Taís Araujo também se prepara para viver outra figura reconhecida Brasil afora. Segundo a revista Variety, ela será a intérprete da mulher do fim do mundo, Elza Soares, em uma cinebiografia produzida pela O2 Filmes, empresa fundada pelo cineasta Fernando Meirelles, Paulo Morelli e Andrea Barata Ribeiro.

A apuração do veículo americano aponta que o roteiro será de Patrícia Andrade, antes parte das minisséries Senna (2024)O Canto da Sereia (2013), e da estreante Viviane Pistache. A produção é prevista para o segundo semestre de 2026, mas um cineasta ainda não foi anunciado, nem um recorte específico da vida da cantora.

Em entrevista à Variety, Barata Ribeiro demonstrou entusiasmo com o projeto e descreveu Soares como uma “fênix”: “Ela passou da extrema pobreza para o estrelato, depois teve um momento de esquecimento, sofreu a morte dos filhos e casamentos rompidos. Essa mulher preta de talento inigualável sobreviveu e viveu em um mundo que não abriu abriu portas para ela facilmente. Sua biografia carrega um valor enorme de drama e resistência. Se ela fosse americana, seria comparada à Ella Fitzgerald”, disse. Fitzgerald viveu entre 1917 e 1996 e foi nomeada a Rainha do Jazz, tendo perseverado sobre uma juventude turbulento e o racismo dos Estados Unidos durante e após as leis de segregação.

Elza Soares, por sua vez, morreu em 2022 aos 91 anos, ainda como parte ativa da cena musical global. Seus últimos discos autorais foram A Mulher do Fim do Mundo (2018), Deus é Mulher (2018) e Planeta Fome (2019) e a reapresentaram para novas gerações não só como voz potente, mas perceptiva e política. Ao longo das mais de seis décadas de carreira, Soares se tornou símbolo antirracista e feminista, assim como grande crítica da desigualdade social no Brasil e mundo, mas também encontrou novos obstáculos por conta da fama, como críticas ao seu casamento com o jogador Garrincha e o preconceito de parte do público. É esperado que o filme retrate tais altos e baixos.

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Publicidade

CATEGORIES:

Uncategorized

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Nenhum comentário para mostrar.