Arte, Cultura e Meio Ambiente

Palmas amanheceu com novos episódios de extrema crueldade contra animais. Na manhã desta quarta-feira, 28, moradores da Quadra 1103 Sul encontraram diversos gatos mortos, vítimas de envenenamento. Segundo relatos, os felinos viviam na vizinhança, sendo alimentados e acompanhados por voluntários e tutores responsáveis.

Os indícios apontam para o uso de substâncias tóxicas em alimentos deixados propositalmente nas áreas onde os animais costumavam circular.

Mas a violência não se limitou à região central. No setor Aureny I, na região sul da capital, um caso igualmente revoltante veio à tona: Cloe, uma gata de rua que era cuidada por moradores, foi atacada por um cachorro e morta. Segundo testemunhas, o tutor do cão teria instigado o animal a atacar a gata.

Violação da lei

Maus-tratos contra animais configuram crime, conforme a Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). Desde 2020, com a sanção da Lei nº 14.064/20, a pena para quem abusa, fere ou mutila cães e gatos foi aumentada para até 5 anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda de animais.

O que fazer em caso de envenenamento?

Veterinários alertam que os sinais mais comuns em animais envenenados são vômitos, salivação excessiva, convulsões e perda de coordenação. Ao identificar algum desses sintomas, é fundamental levar o animal imediatamente ao atendimento veterinário e, se possível, recolher amostras do possível veneno ou alimento contaminado para análise.

CATEGORIES:

Uncategorized

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Nenhum comentário para mostrar.